A Guardiã da minha irmã - Jodi Picoult

quarta-feira, agosto 24, 2011





Anna não está doente, mas parece estar. Aos treze anos, já passou por inúmeras cirurgias, transfusões de sangue e internações, para que sua irmã mais velha, Kate, possa combater a agressiva leucemia que a castiga desde pequena. Concebida por fertilização in vitro para ser uma doadora de medula óssea perfeitamente compatível com a irmã, Anna nunca questionou seu papel... até agora.
 Como a maioria dos adolescentes, ela está começando a buscar sua verdadeira identidade. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre foi definida em função de sua irmã. Até o dia em que Anna toma uma decisão que para grande parte das pessoas seria inconcebível, que vai destroçar sua família e trazer consequências fatais para a irmã que ela tanto ama.
 A guardiã da minha irmã é um livro provocativo que retrata difíceis escolhas de uma família dilacerada por uma doença - mas, acima de tudo, é a história de pessoas que lutam com todas as forças por aqueles que amam.


Quando assisti o filme "Uma prova de amor" não sabia que existia um livro, e muito menos que um dia eu ia lê-lo. Amei o filme, e achei muito emocionante (minha filha, que assistiu o filme comigo chorou horrores e ficou com a ideia de que todos que tem a cabeça raspada tem algum tipo de câncer). Algum tempo atrás assistindo à caixinha de correio da Juh Sutti do Livros e bábláblá... ela falou desse livro e também sobre o filme, fiquei muito interessada, e meu mariduxo me deu de presente.
Esse livro, assim como outros que viraram filmes, é muito melhor que seu gêmeo das telonas. O filme é muito bom, então o livro é maravilhoso! Ele nos surpreende porque é contado do ponto de vista da maioria dos personagens do livro: Anna, que entra com um processo para ser emancipada legalmente para assuntos médicos; Sara, mãe de Anna e Kate; Brian, o pai das duas; Jesse, o irmão quase delinquente (é até bondade minha esse "quase"); Campbell Alexander, advogado e Julia Romano que é a curadora ad litem* designada pelo juiz, e sua diagramação também é diferente, porque cada personagem tem uma fonte específica.
O livro é tocante, nos mostra como uma doença pode devastar uma família, uma família que se ama e quer á todo custo continuar unida, pelo menos só figurativamente, porque dentro dela estão todos separados. Sara está sempre preocupada com Kate, Jesse, sempre em situação de risco, pedindo por atenção, Brian pondo panos quentes, e Anna apenas está presente vivendo em função da irmã.
Chorei do início ao fim, tive que ler aos poucos para absorver as emoções. Fiquei louca de raiva de Sara, que não enxergava o sofrimento dos outros filhos ali diante dela, será que eu me comportaria como ela? Sempre em função de um único filho ,algumas vezes me pareceu que Anna era apenas uma doadora anônima e não uma filha e Jesse nem ao menos era lembrado! Me solidarizei com Brian, ele sim me pareceu um bom pai, sempre se questionando o que era melhor coletivamente.
O final é surpreendente (acho que usei muito essa palavra), se você apenas assistiu o filme, então você não sabe o final do livro, que foi muito mudado, assim como outras coisas. Fiquei estarrecida, de boca aberta mesmo, com lágrimas escorrendo pelo rosto.
Recomendo muito mesmo, se você não tem, compre-o, se não tem $$$ peça emprestado mas, não deixe de ler!!

"Pode haver uma manhã em que eu acorde e o rosto dela não seja a primeira coisa que vejo. Ou uma tarde preguiçosa de agosto em que não consiga mais lembrar onde ficava as sardas de seu ombro direito. talvez um dia desses eu não consiga ouvir os passos dela quando a neve começa a cair...Eu a levo comigo, para onde quer que vá."

Poster do filme

Fica, vai ter bolo!

2 comentários

  1. Ganhei esse livro da Editora Verus e ele já está na minha lista de leitura. O filme eu já tinha assistido e foi muito emocionante.
    O livro deve ser ótimo, só vejo resenhas boas, parabéns pela sua Fabi^^
    Beijos
    Elidiane'

    Leitura entre Amigas
    leituraentreamigas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Minha nossa!!

    Não tô na fase certa pra ler um livro desses!! rsrsr
    Mas parece belíssimo!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!