Leituras da infância

domingo, maio 24, 2015

Quando era pequena, eu não tinha muito incentivo de meus pais pra leitura. Mas, eu tive uma professora na 2ª/4ª série que era maravilhosa e amava livros. Ela sempre nos incentivava a ler cada vez mais, procurar novas histórias e vivenciá-las em nossa imaginação.

Eu tinha a mania de anotar o nome do livro e o autor, me lembro que aos 12 anos já tinha lido mais de 400 livros! Eu comia, dormia, respirava livros... enfim, livros era tudo para mim. Eu ainda amo livros, mas com a idade novas responsabilidades vão chegando e tornando nosso tempo para leitura mais escasso!

Quero listar à baixo alguns livros que li quando era pequena e que sinto falta até hoje depois de mais de 25 anos :)
Esse foi o primeiro livro que li! Li vários outros livros da Sylvia Orthof, adoro!

Essa série é minha queridinha da infância! A professora que falei no início do post doou os livros da série para a biblioteca da escola. Eu li o livro 2, 4 e 5 e fique na saudade, porque os outros se perderam e não pude ler. Consegui encontrar o 2º livro no sebo aqui da cidade, mas os outros custam muito caro, na Estante Virtual então, R$150,00! Acho um absurdo!
A menina que jogava o "Jogo do Contente", tudo tinha que ter algo bom. Li esse livro aos 11 anos, me lembro da bibliotecária perguntar se eu queria mesmo ler esse livro. A tradução dos dois livros é de Monteiro Lobato e saíram pela Editora Companhia Nacional, os livros faziam parte da coleção Biblioteca das Moças.
 Eu adora esse livro da Johana Spyri contava a história de uma menina órfã suíça. O que mais lembro é sobre pães pretos e branco.uma história tão leve e singela!
Os dois primeiros livros contam as aventuras de um grupo de amigos e seu cachorrinho, nos outros três o Cachorrinho Samba é o protagonista das histórias. Existem ainda Pingo e Pipoca, As Aventuras de Vera Lúcia, O Cachorrinho Samba na Bahia (1957), O Cachorrinho Samba na Rússia (1964), O Cachorrinho Samba Entre os Índios (1965), estas histórias não foram reeditadas.


A Turma dos Sete também foram livros doados por minha professora, eu adorava a história dos amigos que investigavam mistérios! A coleção é bem grande com 16 livros e foram publicados na década de 70 pela editora Cedibra, atualmente a Editora Fundamento está relançando a série, comprei os cinco já lançados, mas minha filha nem quis saber :(
Quem nunca ouviu falar na Coleção Vaga-Lume? Com certezas a maioria das pessoas já leu um livro dessa coleção. grandes histórias saíram daí! É tão nostálgico... atualmente tenho comprado os títulos que encontro no sebo. Os livros saíram pela editora Ática, mas não consegui encontrar o link para o site, todos dão erro. Mas, é possível comprar alguns títulos pelos sites de compra!

Bem, esses são os livros da infância que me dão saudades? E os seus quais são? Não esqueça de me contar!

Beijos e até mais!

Fica, vai ter bolo!

3 comentários

  1. nossa flor, que viagem no tempo agora!
    segunda retrasada no meu curso achei um livro que eu também li quando criança na escola e é tão louco como umas histórias nos marcam!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa Fabi, quando vi esses livros que tu postaste eu vi minha infância completa.Li todos estes. Meu pai comprou a coleção da Laura Ingalls pra escola e para a gente. Li várias vezes. Imaginava como seria. Minha filha inclusive se chama Laura. Cachorrinho Samba estou lendo para meus alunos. Ano passado li a turma dos sete para rles. Eles adoraram . Depois não queriam saber de outros livros. Muito obrigada por me levar a este passeio no túnel do tempo. Foi muito bom. Como brincávamos do jogo do contente. Saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei super feliz com seu comentário! Amo esses livros e um dia quero possuir todos!!
      Bjus!

      Excluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!