Internet agressiva

sexta-feira, setembro 30, 2016


Não é incomum nos dias de hoje lermos comentários hostis e desagradáveis em posts publicados no Facebook, fotos do Instagram ou reportagens em portais de notícias. Algumas vezes esses comentários são tão maldosos que chegam a assustar quem os lê!

Comecei a notar esse fenômeno de forma gradativa, era um comentário em post no Facebook, em um vídeo no Youtube, uma foto no Instagram, mas nos últimos dois anos parece que uma avalanche desses comentários surgiu nas minhas redes sociais e demais sites que leio.

Tenho colecionado comentários agressivos. Geralmente abro minhas redes e sites pelos app de celular e quando leio algo que extrapola o que na minha concepção seria adequado dou um print. E eles acontecem nos mais variados posts nas mais variadas redes e nos mais variados assuntos.

Se no momento está em debate política e corrupção, voa “coxinha” e “mortadela” para todo lado. Se a questão é violência contra a mulher “pia de louça”, “feminista abortista e peluda” são bobagens perto de xingamentos cabeludos. E se o assunto é estupro então? Vai desde que a vítima “estava pedindo”, até “mereceu ser estuprada”, numa total falta de empatia que beira a loucura. Racismo, homofobia nem se fala. Às vezes leio alguém dizendo sobre a falta de humanidade, mas o que é ser humano? Ser humano é legal?

E eu fico me perguntando o porquê? O que leva uma pessoa a ofender, falar mal, desejar a morte, julgar uma pessoa que se quer conhece, que não sabe sobre? A pessoa teria coragem de dizer pessoalmente, cara a cara? Acredito que não.

Estar por trás de um perfil na internet dá segurança suficiente para que a pessoa haja com maldade extrema sem se importar que do outro lado exista uma pessoa que possivelmente ficará magoada com isso.

Deixo abaixo um pequeno gráfico para boas normas de conduta para comentaristas na internet, é o que procuro seguir.
Lembrando que isso também vale para a vida real, depois de opinar sobre algo que não me competia aprendi a lição. 

Fica, vai ter bolo!

1 comentários

  1. Fabi, as pessoas parecem ter perdido o respeito umas pelas outras! literalmente! e não é só na internet que se expõe dessa forma, é no dia a dia, com o vizinho, com o colega de trabalho, com os próprios parentes! é um desamor sem tamanho por si mesmo, pelos demais e pela vida

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!