Sites que me ajudam e que podem te ajudar

quarta-feira, setembro 06, 2017


Resolvi ingressar nesse mundo bloguístico em 2010. Naquela época eu não sabia de nada - praticamente Jon Snow - durante um bom tempo usei templates disponibilizados pelo Blogger, fotos aleatórias que encontrava. Depois de um tempo, pesquisando pela internet consegui entender o mínimo de algumas coisas.

Listei aqui alguns sites que me ajudaram e poderão ajudar você também, claro se você tiver disponibilidade e interesse de aprender.

Canva - conheci este site através do blog  Sernaiotto. A Loma fez um post falando sobre como criar imagens profissionais mesmo que você não entenda de Photoshop. Imediatamente cliquei no link e já salvei na barra de favoritos. Antes de conhecer o Canva fazia meus banners no Paint ou no PowerPoint. Nesse site você faz banners de redes sociais, informativos, capas de ebooks e até capas de álbuns musicais. É só fazer seu cadastro ou logar com suas redes sociais e aproveitar, é muito fácil.


Picmonkey - nem me lembro como conheci o Pickmonkey, acho que foi procurando editores de imagens online. Faz anos que uso esse site para editar fotos ou criar imagens, uso a versão free, mas se você tiver disponibilidade financeira pode assinar a versão premium e liberar fontes, layouts, retoques, sobreposições, texturas. Mas, não pense que a parte grátis é ruim, faço inúmeras edições com ela.

Pexels - No começo do blog eu sempre colocava imagens das editoras, pegava fotos no WeHeartIt, e depois tentava tirar minhas próprias fotos - eu ainda fotografo um pouco - Quando o blog mudou o estilo senti a necessidade de mudar também a forma como eu ilustrava os posts. Vagando pela internet descobri um post em um blog português - Life of Cherry - e a blogger faz uma lista de sites que fornecem imagens gratuitas e com qualidade. De todas as propostas que ela oferece o Pexels foi o que mais se encaixou no meu gosto, e por um motivo que parece até bobo mais não é: quando você clica na foto para fazer o download o site te da a opção de baixar a foto do tamanho que você acha melhor, o que facilitou muito minha vida, já que no modelo atual do blog as imagens possuem um padrão de tamanho, o que facilita o carregamento da página.


ThemeXpose - Encontrei esse site via Pinterest quando procurar templates free, e que deveriam ser minimalistas e responsivos - não queria nada mesmo! - Me apaixonei! Desde 2015 eu uso os templates desse site, uso os disponibilizados gratuitamente, mas eles possuem ainda a versão Premium que te dá o direito de retirar os créditos e ainda colocar na sua língua o "reading more". Os templates para blogs disponibilizados são lindos e cleans, alguns itens como fontes, cores são customizáveis que você pode fazê-lo direto no painel de customização do blogger, agora se você entender um pouco de códigos pode mudar a o idioma de algumas partes do layout, mas vale lembrar que a versão gratuita tem partes dos códigos criptografadas e você não conseguirá mudar.

Sernaiotto - esse acho que é bem famoso, encontrei procurando uma forma de me ajudar  a me organizar com o blog. Faz algum tempo que o encontrei, tipo uns cinco anos talvez, na época que eu o conheci ele era "um blog sobre blogs", agora é "Um Blog Sobre Blogs, Viagens & Lifestyle". Atualmente a Loma mora na Coreia do Sul e posta coisas lindas em seu blog

Elaine Gaspareto - O blog da Elaine é um achado para quem gosta de mudar o visual de seu blog, ela posta muitas, muitas dicas e tutoriais que te ajudarão a deixar seu blog com sua cara, e não pensem que é difícil, alguns demandam persistência, mas nada que não se consiga. Foi através da Elaine que consegui centralizar os banners da sidebar, incorporar os comentários do Facebook - esse deu meses de trabalho até dar certo -  trocar fontes direto no código, slides, enfim, vale a pena conferir, é um blog maravilhoso! Ah, esqueci de falar, a Elaine é especializada no blogspot.


E então pessoas? Mesmo que você não tenha um blog quais são aqueles sites do amor que te ajudam? Me digam, vou adorar saber! Bjus e até a próxima.

UpDate:
No final de setembro do PicMonkey deixou de ser gratuito :( Uma opção para substituí-lo é o BeFunky

Fica, vai ter bolo!

3 comentários

  1. como sempre a gentileza em pessoa em disponibilizar as dicas! muito legal Fabi e eu não conhecia nada!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, obrigada por compartilhar! Só conhecia o Canva e o da Elaine. Leitora Viciada

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!