O Lado mais Sombrio - A.G. Howard

sexta-feira, maio 16, 2014

Título: O Lado Mais Sombrio
Título Original: Splintered (1)
Autora: A.G. Howard 
Tradução: Denise Tavares Gonçalves
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014


Alyssa Gardner é tataraneta de Alice Liddell, a menina que inspirou Lewis Carroll, e isso nunca foi bom para ela, pois, desde pequena Alyssa sofria com a implicância de seus colegas e muitas vezes era vítima de brincadeiras sem graça. Depois de certa idade Alyssa passou a ouvir os insetos e até mesmo as plantas, coisa que só piorou a situação, pois sua mãe Alison está internada em um hospício desde que a menina tinha cinco anos.

Ser uma descendente dos Liddell, desde que Alice voltou do País das Maravilhas, é carregar uma maldição, para tentar calar as vozes dos insetos em sua cabeça, Allyssa os transforma em obras de arte exuberantes, espetando-os, colando-os, matando-os. Ela faz de tudo para parecer normal, anda de skate, vai à escola, conversa com seu amigo Jeb, mas não diz qual o motivo de sua mãe estar em uma casa de repouso, pensam que um acidente de carro lesionou seu cérebro.

O que Allyssa mais gostaria que acontecesse era que a maldição fosse quebrada, que sua vida voltasse ao normal, com uma mãe que pudesse conversar e um pai feliz por ter de volta sua amada esposa. E ela sabe que isso só poderá acontecer se voltar para o País das Maravilhas e desfizer os erros de Alice e quebrar a maldição, mas para isso é deve ir até Londres e encontrar o caminho para a toca do Coelho.

Acompanhada de Jeb, Allyssa ingressa nesse mundo que lha causa uma estranheza que muitas vezes é permeada por inesperada onda de reconhecimento, ela de algum modo acredita que em algum momento já esteve naquele mundo que quase em nada se parece com o que Carroll descreveu em seus livros. As criaturas e lugares que são descritas neste livro em quase nada se parecem com os do livro de Alice, aqui vemos criaturas grotescas e disformes, com uma moral contraditória e duvidosa.

Logo quando fique sabendo da publicação deste livro fiquei interessada, mas eu acreditava que seria apenas uma releitura da história já existente, como já aconteceu com inúmeras outras obras, mas qual minha surpresa ao ver uma história totalmente diferente daquela que já conhecemos. A.G Howard parte do pressuposto que tudo aconteceu realmente, que Alice conheceu esse lugar e que Carroll maquiou a história, porque ela era muito perturbadora para ser contada como aconteceu. Alice teria cometido em sua passagem por lá vários erros e que em decorrência disso sua família, em especial as mulheres seriam vítimas da já citada maldição.

Quando comecei a ler achei a história bastante arrastada, deixei o livro de lado muitas vezes. A introdução dos mais diversos personagens durante a trama de deixou bastante confusa e por muitas vezes voltei páginas para entender o que estava acontecendo. Mas, depois acabei me acostumei e acabei tomando gosto pela narrativa e ela flui naturalmente.

E mesmo que eu tenha me perdido um pouco no início, achei uma leitura muito prazerosa e envolvente. Os pais de Allyssa me cativaram, adorei seu pai e queria conhecer a fundo sua mãe. Morfeu, um ser intraterreno misterioso e cativante, mostra a Allyssa seu mundo de magia e conspirações, que faz com que muitas vezes pensamos quem realmente está ao lado de quem, quem fala a verdade e qual é a verdade nesse mundo totalmente irreal e ilógico.

O livro é contado em primeira pessoa, então temos a dimensão exata dos sentimentos que Allyssa possui e toda a estranheza que não ter controle sobre eles lhe causam. A capa belíssima do livro ainda é completada por uma diagramação incrível!

Recomendo muito, você vai adorar se aventurar pelo País das Maravilhas!

The Moth in the Mirror (A mariposa no espelho)

Um ebook de 40 páginas, um conto original da série Splintered, contada a partir dos pontos de vista de Jeb e Morpheus. Morpheus quer saber mais sobre o seu rival pelo afeto de Alyssa, então ele escava as memórias de Jeb de seu tempo no País das Maravilhas. Mas ele pode ser surpreendido com o que ele encontra. Esta história totalmente nova e sob a perspectiva do escuro mundo mágico de A.G. Howard e oferece uma pequena amostra do que está por vir em Unhinged, a sequencia de Splintered.




 Unhinged (Transformado/Desequilibrado)
Alyssa Gardner foi no buraco do coelho e enfrentou o bandersnatch. Ela salvou a vida de Jeb, o cara que ela ama, e escapou das maquinações do perturbadoramente sedutor Morpheus  e da vingativa rainha Vermelho. Agora, tudo o que ela tem de fazer é terminar o ensino médio e ir ao baile para que ela possa frequentar uma Escola de Arte de prestígio em Londres que ela sempre sonhou.
Isso seria mais fácil sem a mãe, recém-saída de um asilo, sendo excessivamente protetora e desconfiada. E seria muito mais simples se o misterioso Morpheus não aparecesse para a escola um dia para tentá-la com outra missão perigosa no escuro e desafiando País das Maravilhas, onde ela (parcialmente) pertence.
Como baile e graduação mais próxima, Alyssa se vê manipulada pela presença inquietante de Morpheus em seu mundo real e com a tentativa de dizer a verdade para Jeb sobre um passado que ele esqueceu. Olhares de maravilhas começam a sangrar através de sua arte e em seu mundo de maneiras muito perturbadoras, e Morpheus adverte que Rainha Vermelha não deve estar muito longe.
Se Alyssa permanecer no reino humano, poderá pôr em perigo Jeb, seus pais, e todos que ama. Mas, se ela entrar o buraco do coelho de novo, ela vai enfrentar uma batalha mortal que poderia custar mais do que apenas sua cabeça.

E Você? Já leu este livro ou Alice no País das Maravilhas? Não esqueça de me contar!

Bjus e até mais!

Fica, vai ter bolo!

9 comentários

  1. Fabi confesso que esse livro não me atrai, acho que esse tema mais fantasioso me deixa meio assim de ler, na verdade foi um livro que não me despertou nada quando vi pela primeira vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Thaila, mas é como digo, cada livro tem seu leitor!
      BJU

      Excluir
  2. Oi Fabi,
    Diferente de você que se interessou logo, eu não senti um pingo de curiosidade, mas pelo mesmo motivo que fez vc querer: pensei se tratar de uma releitura de Alice no País das Maravilhas.
    Eu simplesmente desgosto desse conto, tanto que quando minha filha pega esse livro e pede que eu leia, corro léguas e pego outro. kkkk
    Porém depois de resenhas, inclusive a sua agora, fiquei interessada para saber mais sobre a aventura de Alyssa (que nome adorável) nesse país diferente da realidade e até mesmo da fantasia que o Carroll mostrou.
    Tive até informações que me deixaram bem interessada no tal Morpheu. hahaha
    Espero ler e com sorte lembrar de voltar aqui e contar o que achei. =D

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Bom, tem um clássicos que são difíceis de engolir, da história da Alice só conheço a versão da Disney, por isso me interessei por esse livro, achei que eles poderiam contar algo sobre a história original. Mas é um livro bem diferente! Eu gostei bastante!
      Bju, e volte, quero saber de sua opinião!

      Excluir
  3. Hmmmm.... não conhecia o livro (só vi a capa, mas não fazia ideia que tinha a ver com a história da Alice). Não sei bem o que sinto em relação a ele.... A trama me pareceu bem legal, algo diferente, um lado mais grotesco do conto infantil que todos conhecem. Mas, sendo sincera, não sei se eu conseguiria ler, porque tem muitos aspectos que eu, particularmente, não gosto, sendo 'narração em primeira pessoa' e 'triângulo amoroso' os principais, rs.... Vc mencionou a dificuldade de se prender ao livro logo no começo da história, o que me faz acreditar que eu perderia a paciência logo no início, kkkkkk Maaaas, eu nunca digo NUNCA para uma leitura. Pode ser que um dia eu tenha a chance de lê-la, me anime e, talvez, até acabe gostando. Quem sabe um dia, né?!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Suelen, fui persistente e o final me surpreendeu bastante, rsrsrsrs. já desisti de muito livro no começo, mas esse consegui ir até o fim.
      Não me arrependi não!
      Quem sabe um dia vc não acaba lendo?
      Bju!

      Excluir
  4. A capa desse livro é muito linda e chamou a minha atenção, mas ainda não sabia direito do que se tratava a história. Gostei muito da resenha. O livro já entrou pra minha listinha de desejados. haha

    Seu blog é LINDO!
    Beijos,
    Isabelle.
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu sou completamente apaixonada por esses livros
    só falta o terceiro
    mentira a a a
    fiquei sabendo que terá um quarto livro
    e que vai ser lançado ano que vem no mês de janeiro
    estou morrendo de ansiedade
    obs: #morfeu

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!