Escola - Os Piores Anos da Minha Vida - James Patterson e Chris Tebbetts @editoraarqueiro

terça-feira, agosto 20, 2013



Título: Escola - Os Piores Anos da Minha Vida
Título Original: Middle School - The Worst Years of My Life
Autor (es): James Patterson e Chris Tebbetts
Ilustrações: Laura Park
Tradução: Ana Ban
Editora: Arqueiro
Ano: 2013


Este foi o 1º livro do James Patterson que comecei a ler. Digo comecei, porque antes de terminar Escola comecei a ler outro infanto-juvenil do autor e abandonei o primeiro.

No primeiro momento este livro me chamou a atenção pela infinidade de gravuras, que particularmente achei uma graça e claro, por ser um livro de James Patterson, o autor é amado por suas diversas séries e livros e fiquei louca para ler algo dele.

Bom, iniciei a leitura, parei , iniciei, parei. A leitura não fluía e embora o livro e embora tenha poucas páginas (287) e muitas gravuras, minha leitura não evoluía. Pensei que poderia estar com algum problema, já que minha filha já havia lido três vezes e já partia para a quarta e adora o livro!
O livro mostra a história de Rafa Khatchadorian e tudo começa com seu primeiro dia de escola, precisamente seu 6º ano. Ele não quer confusão, só passar despercebido, sem chamar atenção de ninguém. Mas, não é o que acontece, logo de cara arruma encrenca com o valentão da escola, o Miller Matador. Parece que se a encrenca não o procura Rafa procura a encrenca.

Depois de um primeiro momento há uma reunião e apresentação das regras da escola, e Rafa acredita que há muitas regras, muitos deveres e poucos direitos. Ele se revolta, coloca apelidos nos professores, que ele acredita serem carrascos e que na minha concepção nem são tão chatos assim e começa a bolar um super plano juntamente com seu amigo Leo Caladão.

Rafa se propõe a quebrar T.O.D.A.S as regras da escola e junto com Leo cria a OPERAÇÃO R.A.F.A (Regras Atrapalham a Felicidade Alheia) e cada quebra de regra ou má criação valia pontos e era incluído na sua lista.

O que mais me incomodou nessa história é o fato do Rafa acreditar que a escola está contra ele, e as regras estão contra ele. Sou professora e o fato dele pensar “essa escola tem muitas regras, vou me rebelar” me deixou bem chocada.

Mas esse livro nos leva a pensar em questões que vão muito além do que apenas rebeldia gratuita como, por exemplo, o que estamos fazendo para conquistar o aluno, para que se interesse pela escola e tudo ao que se relaciona ao ensino. E também fala sobre bulling e violência doméstica, questões bastante atuais e que devem ser discutidas e combatidas.

De modo geral o livro acabou por me conquistar, comecei a ver além da superficialidade e isso foi ótimo e por fim gostei da escrita de James! 

Livro super recomendado.


Fica, vai ter bolo!

5 comentários

  1. oi Fabi, esse livro parece uma boa pedida, entendo o que vc quis dizer sobre essa rebeldia, as vezes os alunos veem a escola como uma prisão e creio que muito tenha a ver com o tipo de relação ali dentro estabelecida

    ResponderExcluir
  2. Esse James Paterson está em todo lugar, hein!!
    Preciso ler algo dele.
    Uau, vc é professora? Deve ser difícil hoje em dia, parabéns pela profissão!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Do James lia apenas "O diários de Suzana p/ Nicolas" recomendo este para vc,um romance com drama maravilhoso, mas leia quando estiver de bom humor.
    Sobre sua resenha eu não tenho muito interesse no livro, achei meio bobo, não gosto de alunos rebeldes, sempre ficava com vergonha alheia qd o pessoal na escola aprontava c/ professor ou serventes.
    Regras existem para bom funcionamento, mas tem sempre aquele que leva p/ o lado pessoal.
    Ainda bem que depois a leitura fluiu. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Concordo com vc, quando não há regras o caos impera! E rebeldia gratiuta é revoltante!
      Bjus!

      Excluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!