Eleanor & Park - Rainbow Rowell

sexta-feira, abril 18, 2014

Título: Eleanor & Park
Título Original: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Tradutor: Caio Pereira 
Editora: Novo Século
Ano: 2014


Eleanor é uma das personagens mais fortes que tive o prazer de conhecer/ler, filha de um lar desfeito, mal remendado, precário, ela faz tudo para manter sua sanidade mental.

Park tem descendência coreana, e tem um lar quase que perfeito, eu digo quase, porque ele está tentando entender sua relação com o pai, que nem de longe é relapso ou violento e seu irmão por vezes é muito chato, e sua mãe é um tantinho preconceituosa.

Os dois personagens se conhecem no ônibus escolar em um dia de agosto de 1986. Ele calmo, quieto, ouvindo música em seu walkman e ela vestida com roupas totalmente estranhas e disformes, com cabelos ruivos e num eterno bad day hair.

Nós sabemos como adolescentes podem ser cruéis, e aqui eles demonstram toda essa crueldade, porque em geral o que é diferente assusta e por não ser entendida Eleanor é a bola da vez para as gracinhas, brincadeiras de mau gosto, enfim, o velho e já conhecido bullying.

A vida de Eleanor é terrivelmente triste, chegando a ser sombria. Seu padrasto é extremamente agressivo e abusivo, ele mantém a mãe de Eleanor sob o julgo do medo, do pavor. A mãe de Eleanor sabia que havia feito a escolha errada, ela só queria poder ter um teto para si e seus filhos e tentava de todas as formas que seus filhos ficassem longe da mira do marido. Mas, a achei bastante omissa com relação à situação da filha mais velha.

Eleanor tenta levar a vida do jeito que dá e da melhor forma possível, ela procura não se chatear co as brincadeiras de mal gosto de seus colegas e procura não demonstrar se isso a magoa. E é muito preocupada com seus irmãos, mesmo que esses já estejam com umas características que me pareceu bem “eu por mim mesmo e o resto que se dane”. Park é um cara muito fofo, preocupado com a menina que vai conquistando seu coração. Dá pra perceber que ele faria qualquer coisa por ela.

Esse é um livro extremamente tocante, de uma sensibilidade que chega a dor no peito. E por vezes me bateu uma raiva, uma vontade de sacudir certos personagens e dar muito na cara de outros.

A forma como Park e Eleanor como vão se conhecendo, como vão se apaixonando é totalmente vivo real, com delicadeza, através da música, das HQs, de pequenos toques e olhares. Eu fiquei apaixonada por esse livro e seus personagens.

Achei também a forma narrativa bastante gostosa, que embora em terceira pessoa nos mostra ora a visão de Eleanor e logo depois a de Park, e algumas vezes o livro nos mostra a visão de ambos de uma mesma cena. Os capítulos muitas vezes são curtos e muito rápidos de serem lidos. A trilha sonora citada no livro é ótima e vale muito pesquisar por aí e Rainbow Rowell escreveu um livro que destrói nosso coração!


Tinha certeza de que lhe agradeceria por salvar-lhe a vida. Não somente no dia anterior, mas, tipo, praticamente todos os dias  desde os dias desde que se conheceram.

--

Estava com o cheiro dele. Com o cheiro da casa dele, com cheiro de poutpourri. Cheiro de sabonete, de garoto, de felicidade. Ela se jogou na cama, sentindo um vazio no estomago. 






















Recomendo muito esse livro, não tem como não se apaixonar.
Imagens retiradas da internet, caso vc seja o autor de uma 
dessas imagens entre em contato que darei os créditos.

Fica, vai ter bolo!

6 comentários

  1. Fabi que graça de resenha, se antes tinha vontade de ler agora ela redobrou. Estou tão curiosa, mas ao mesmo tempo tão apaixonada pela história! espero não me decepcionar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thá!
      Eu acredito ser muito difícil rolar decepção, a história é muito, muito linda!!
      Vale a pena!

      Excluir
  2. Oiii Fabiii!!!
    Eu quero esse livro pela capa, gamei assim que vi, e sua resenha creio que seja a primeira que vejo do livro e me deixou mais do que ansiosa para ler.
    Adoro quando a trama é tão bem contada que nos sentimos na história e queremos dar umas porradas para acordar uns e outros.
    Terrivelmente ansiosa por esta leitura.

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, esse livro é maravilhoso! Vale a pena ler, eu amei é lindo. Espero que o próximo livro da autora saia logo no Brasil, se chama Fangirl.
      Bju

      Excluir
  3. Oi, Fabi!
    Toda vez que leio algo desse livro, sinto uma dor no coração de tanta felicidade, amo tanto ele, uma das minhas melhores leituras. Me apaixonei pelo Park e pela Eleanor, o romance dos dois é tão incrivelmente lindo...
    Livro inesquecível! <3
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli!
      Bom, com certeza foi uma das melhores leituras do ano, com certeza estará no meu Top10!
      Bjus!

      Excluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!