A Lista - Cecelia Ahern

quinta-feira, junho 04, 2015

Título: A Lista
Título Original: One Hundred Names
Autora: Cecelia Ahern
Tradução: Amanda Moura
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Cem nomes. Uma promessa. Todo mundo tem uma história
Kitty Logan estava passando por uma fase terrível na vida, tudo o que poderia dar errado estava acontecendo. Por causa de uma matéria que ela acreditava ser verdadeira, que se mostrou uma grande mentira e que quase destruiu a vida de um homem e que praticamente acabou com suas chances de ser uma repórter de tv.

Pelo menos, Kitty ainda possui o emprego na revista Etcetera, já que Constance, fundadora da revista e sua amiga mais querida, ainda acredita em seu potencial para escrever belas histórias. Mas, Constance está gravemente doente e Kitty vê que além de tudo de ruim que lhe já aconteceu ainda tem de enfrentar a perda de sua rocha, sua fortaleza.

Em uma das últimas conversas entre as duas amigas, Kitty pergunta a Constance qual era a história que ela gostaria que fosse escrita, mas que por algum motivo nunca escreveu, sua amiga lhe diz que esse tema seria uma excelente matéria. Por fim, Constance dá a Kitty uma tarefa: ela deve buscar um arquivo em seu escritório, e pede que lhe traga para explicar como a matéria deverá ser realizada! Antes que Kitty consiga retornar ao hospital, Constance entra em coma e morre. Para surpresa de Kitty há uma lista de 100 nomes dentro do envelope, e nada mais!

Kitty vê nessa matéria a chance de provar que é ainda uma repórter confiável e que é capaz de escrever matérias aqueçam o coração, e mesmo que o editor chefe da revista Etcetera, não queira que ela escreva a matéria, Kitty agarra a oportunidade com unhas e dentes e faz tudo para realizar o último desejo da amiga.

Li outros três livros da Cecelia, dois dos quais gostei muito, e devo confessar que a sinopse de “A Lista” me encantou profundamente. Gosto muito de mistério e achei que essa história teria alguns que eu gostaria de decifrar. Percebi logo de cara que a personagem principal estava numa vibe muito egocêntrica, era “eu”, “eu”, “eu” toda hora e para todo lado. Kitty só via como ela sofria, como ela havia feito mal a uma pessoa, na verdade eu acredito que ela não estaria tão arrasada se o processo todo não tivesse dado em nada.

Cada personagem inserida através da lista era profunda e cativante: um homem que ouvia preces, a menina que recebi pedidos de casamento toda semana, a senhora com uma aposta a receber, os amigos que queriam quebrar um recorde, a moça das borboletas e a jovem personal shopper/blogueira que conhecia tão fundo seus clientes que encontrava o presente que tocava fundo no coração. Ao conhecer esses personagens Kitty passa a se preocupar com outras pessoas e seu crescimento é visível.
"Estava perdida em meio às histórias de homens e mulheres que não saiam de sua cabeça: Archie, Eva, Birdie, Mary-Rose, Ambrose e Jedrek. As preocupações deles eram suas preocupações, os problemas deles eram seus problemas, as alegrias, realizações e fracassos, todos os sentimentos deles pertenciam a ela também."                                                                                           pg. 250
"Todos os dias e todas as noites tenho dito a mesma coisa, desde o dia do enterro. E cada segundo que passa tudo fica mais torturante, como se nunca fosse mudar, como se as coisas nunca fossem ficar fáceis, e mesmo assim, quando olho para trás , volto para onde estávamos. E eu continuo aqui. E continuo acreditando que simplesmente não conseguirei."                                                                                               pg. 256
Esse é um livro bem tocante, mostra como a busca pelo que consideramos ser nosso sonho, acaba algumas vezes, pelo excesso de gana e falta de percepção do próximo, um pesadelo. Acho que a Constance sabia no que sua amiga estava se tornando e deixou a lista como seu último presente para que Kitty pudesse perceber o que estava fazendo com sua vida, com seus sonhos...

Adorei de fato esse livro, espero que Cecelia continue a escrever romances tão belos quanto esse.




Fica, vai ter bolo!

4 comentários

  1. Resenha maravilhosa amei as dicas dos livros desta autora
    bom final de semana.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabiana.

    O livro parece ser bem interessante e adorei sua resenha. Com certeza eu vou querer ter um livro desse na minha coleção. Principalmente por que até hoje eu apenas li o P.S. Eu Te Amo e tenho muita vontade de ler outro trabalho da autora.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi flor, eu li esse livro e a resenha sai em breve, mas confesso que fiquei com raiva de Kitty, seu egoismo foi desmedido e assim como você acho que ela só se importou porque deu processo! a lista promete ensinar muito à ela e a quem ler a história também
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. tô amando este livro. Gosto da Cecelia por ele tocar o coração da gente.
    Meu preferido dela é A Vez da Minha Vida.


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!