Fazendo meu Filme 1 - A Estreia de Fani - Paula Pimenta

domingo, junho 28, 2015



Sabe, eu sempre quis ler algum livro da Paula Pimenta, e recentemente consegui realizar esse desejo, comprei os três primeiros livros da série Fazendo meu Filme. Usei a desculpa de que comprei os livros para minha filha, rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

Alguns dizem que já passei da idade (33!) de ler infanto-juvenis! Mas, eu digo: “Não! Não passei! Leio o que quero e ninguém tem nada a ver com isso”. Pequei esse livro com tanta gana e afinco que li em dois dias e passei para o próximo, que, diga-se já li e já estou no terceiro! Se gostei? Te digo já.

O que encontramos aqui? Estefânia, ou Fani, menina, 16 anos, estudante, viciada em filmes. A Fani é do tipo, não dou, não vendo e não empresto meus dvds, e se quiser assistir meus filmes vai ser comigo, na minha casa. Se eu recrimino? De jeito nenhum, já fui assim com meus livros e entendo muito bem.

A Fani vive aquela fase boa da adolescência, das festinhas, das fofocas com as amigas, dos bilhetinhos, telefonemas, sms e e-mails, nossa, como essa meninada adora um e-mail. Pelo que pude perceber o celular, na época do livro, ainda não tem as funções que tem hoje e serve mesmo para telefonar e enviar torpedos. Alguém aí ainda fala torpedo? Rsrsrsrs.

A Família da Fani é um amor, super centrada, seus pais são uns fofos, em especial o pai da Fani, seu João Otávio. Já a mãe, a dona Cristina, bem, ela se preocupa muito com o que os outros vão pensar. Seus irmãos já são bem crescidinhos e a Fani já tem até sobrinhos!

Fui lendo esse livro como quem percorre um corredor de escola e observa os acontecimentos. Fui observando a vida da Fani e de seus amigos, criando expectativas e sentimentos, às vezes achei que tudo ia se arrastando e de repente me surpreendia totalmente. A Paula tem uma escrita fluida, leve, de quem vai sem pressa, traçando um caminho que só faz com que ansiemos pelo próximo capítulo. Aliás, eu me peguei, lendo “Só mais um capítulo, não só mais esse, ah... esse foi tão curtinho, vou ler só mais um! ”.

Amei o fato dos capítulos terem trechos de filmes, foi um capricho! E aquelas listas de dvds, emails trocados bilhetes, torpedos? A capa condiz completamente com a história! Foi um cuidado, que só destaca ainda mais o capricho com que editaram o livro!

Pude observar a Fani de uma maneira que só outra pessoa no livro observaria, e existe alguém nessa história que fez isso, só a Fani não percebeu! Ela como muitas personagens que vimos por aí também não enxergam o óbvio, aquilo que está escrito na testa! Acorda menina!

Por fim, me apaixonei e queria estar perto da Natália, da Gabi, e do Leo. Participar das festas, das fofocas, dos devaneios e das frustrações tão presentes nessa idade. Eu realmente queria estar lá e ser amiga da Fani também!


Fazendo meu Filme, A Estreia de Fani é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página. Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.  É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir?
Título: Fazendo meu Filme 1 - A Estreia de Fani
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutemberg
Edição: 6ª
Ano:2011

Fica, vai ter bolo!

2 comentários

  1. oi diva, confesso que mesmo admirando muito a Paula tenho uma preguiça de ler essa série!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!