A Sabedoria do Condado - Noble Smith

segunda-feira, fevereiro 18, 2013


          Título: A Sabedoria do Condado
          Título Original: TheWisdom of Shire
          Autor: Noble Smith
          Editora: Novo Conceito
          Ano: 2012



Quando fiz o pedido deste livro para a NC não sabia se o leria. Na verdade pedi pensando em meu marido fã incondicional de Tolkien. Mas qual foi minha surpresa quando fui fisgada pela escrita que Noble Smith nos apresenta.

O Noble é aficionado pela obra monumental envolvendo a Terra-Média e tudo o que cerca a mitologia criada por J.R.R. Tolkien e tentou inserir em sua vida ensinamentos contidos na filosofia de vida dos Hobbits. O livro A Sabedoria do Condado e seu subtítulo Tudo sobre o Estilo de Vida dos Hobbits Para uma Vida Longa e Feliz se trata basicamente de como colocar um pouco de simplicidade em nossas vidas e nos tornarmos mais felizes.

Então vocês se perguntam, é um livro de autoajuda? E eu respondo: Sim!

Não serei hipócrita e dizer que nunca li livros de autoajuda, já li e muito, e dos mais diversos autores, mas agora não é uma leitura que faça parte do meu dia a dia, por isso fui surpreendida com este livro.

A cada capítulo Noble nos dá dicas de como ter uma vida mais simples e feliz, um exemplo é o capítulo 10, com o nome O Jardim do Feitor aqui são colocadas ideias simples de como um jardim pode nos trazer paz e harmonia, o autor nos traz os exemplos dados em O Hobbit e O Senhor dos Anéis, colocando passagens dos livros, curiosidades e até mesmo instruções de como fazer um jardim de Hobbit. E o encerramento dos capítulos também é bastante inspirador.

Pequenos conselhos, receitas, passagens aqui e ali, fora várias notas de rodapé, faz com que queiramos ler os livros ou assistir aos filmes. Confesso que li O Senhor dos Anéis apenas uma vez e há mais de dez anos e que as partes que antecedem a festa de Bilbo e logo após Sam e Frodo começarem sua viajem pela Terra-Média me encheram de fome (acho que era porque eu estava grávida!).

O livro é um bálsamo para nossa alma (pelo menos para a minha foi), vemos realmente que os Hobbits estavam certos em amar tanto o Condado, li o livro querendo ter um pouco dessa paz que as criaturas pequenas de Tolkien mostram ter tanto nos filmes quanto nos livros.
Recomendo muitíssimo esse livro, com certeza sempre o terei em minha cabeceira.


A Sabedoria do Condado nos diz...

“Há uma semente de coragem em todos nós, aguardando o momento e o lugar certo para ganhar vida”.

Bjus até a próxima!

Fica, vai ter bolo!

2 comentários

  1. nossa Fabi, o livro parece ser lindo! Eu amei essa citação!!!

    ResponderExcluir
  2. Como fã incondicional do Tolkien (assim como seu marido), tenho curiosidade para saber mais sobre sua obra. A Sabedoria do Condado parece ser uma leitura divertida, leve e até emocionante! Espero ter a oportunidade de conhecer o livro.
    bjs

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!