Verão Violento - Violet Winsper

quarta-feira, abril 18, 2012





                             Título: Verão Violento
                             Título original: Love is the honey*
                             Autora: Violet Winsper
                             Editora: Abril
                             Ano: 1980


"Um dia você terá de enfrentar o demônio", a madre superiora tinha avisado, "E precisará de todas as suas forças para expulsá-lo." Deitada em sua cama, na casa de praia de Zonar Mavrakis, Íris apertava a cruz em seu pescoço, tentando exorcizar os pensamentos proibidos. Mas a lembrança daquele grego fascinante e autoritário voltara: Zonar segurando sua nuca. roçando a pele do seu pescoço com lábios ardentes... Não, íris não podia cair em tentação! Quando aquele verão terminasse, ela teria de retornar ao convento, fazer seus votos, tornar-se para sempre uma freira, longe da vaidade, dos prazeres e do amor.


Mais um irmão Mavrakis na parada. O primeiro irmão, Lion, apareceu no blog o mês passado no primeiro tema da Maratona de Banca 2012. Neste livro conheceremos a história de Zonar e Iris, que se passam alguns anos depois da de Lion de Fenela.

Iris foi abandonada logo ao nascer no convento no qual vivera por dezoito anos, até que é chamada no escritório da Madre superiora para ser informada que foi escolhida para ser acompanhante de Aleko, filho de Zonar, que, ficaria por uma temporada na Inglaterra cuidando de mais um dos empreendimentos da família.

Ao ver aquele grego alto, forte, bonito e...  amedrontador, Iris ficou com medo, mas, obedeceu, e saiu para o mundo. Aleko era uma gracinha, e logo de cara os dois se deram bem, brincavam, passeavam, descobriam coisas novas, nem tão novas para Aleko e sim para Iris, que estava experimentando muitas coisas pela primeira vez.

Zonar observava aquela amizade de perto intrigado com a escolha de uma mulher tão jovem por uma vida de tantos sacrifícios. Ele já havia passado fome, frio, tinha visto seu irmão mais velho lutar para que ele e seu irmão gêmeo Demi vivessem com mais dignidade, mas, isso não tinha sido uma escolha, e assim que puderam, passaram a viver com o melhor que o dinheiro pudesse comprar.

Embora muitas meninas odeiem os livros dos Irmãos Mavrakis, eu adoro Zonar. Comecei a gostar dele no livro anterior quando se apaixonou pela cunhada e sempre estava ao seu lado para que se sentisse melhor. Claro que nesse livro ele parece estar mais vivido e cínico com a vida, mas, isso não lhe tira o charme.

Zonar não é tão psicopata como o irmão, “tenta” Iris de todas as formas querendo quebrar sua determinação em tomar o véu. Adoro as discussões dos dois, e Iris, embora noviça, tem uma língua afiada e responde a altura. Gosto das cenas de sedução, que são poucas, mas, existem. Nesse livro tem um pouco de tudo: inveja, criança fofinha, motorista asqueroso, e mais algumas coisinhas. E não vejo como algumas meninas, que dizem ser assédio sexual, muitos livrinhos contemporâneos existem essa história entre patrão e secretária e muitas adoram, mas, cada um tem sua opinião e eu respeito isso.

"Eu vivia tão sozinho, e então você entrou naquela sala do convento, e me olhou como está me olhando agora...como se quisesse fugir e ficar ao mesmo tempo. Fique comigo, Iris. Não me deixe ir para o inferno sozinho. Pelos deuses, se você precisa praticar o bem, então cuide de mim!"


Verão Violento foi o primeiro livro que comprei para minha coleção de “florzinha”, e é um dos meus favoritos. Recomendo para quem gosta de gregos e romances leves.

*Tradução literal: "O amor é o mel"
Em certa parte do livro Zonar diz a Iris que "o amor é o mel da vida", nome até justo para o livro, então fica a pergunta: Que raio de nome foi esse que colocaram? 

Fica, vai ter bolo!

1 comentários

  1. Gregos, ui... adoro gregos e adoro os livros da Violet! Fiquei interessada nesse livro!!!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!