[Postagem Premiada] Garotas de Vidro - Laure Halse Anderson

terça-feira, agosto 14, 2012



                    
                      Título: Garotas de Vidro
                      Título Original: Wintergirls
                      Autor: Laure Halse Anderson
                      Tradução: Ana Paula Corradini
                      Editora: Novo Conceito
                      Ano: 2012

Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda.

Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.

Lia e Cassie se conheceram ainda meninas, e se tornaram amigas no mesmo instante. Frequentavam a mesma escola (o pai de Cassie era o diretor), iam ao mesmo grupo de escoteiros (a mãe de Cassie era a líder, dentre outras coisas), e Lia sempre estava acompanhada por sua babá, afinal, seus pais eram ricos e bem sucedidos e não tinham tempo para cuidar da filha, até que depois de um divórcio, Lia adquiriu uma madrasta e uma irmã.

Até então, tudo bem, afinal os tempos modernos estão assim mesmo, cada vez mais famílias que possuem vários pais, mães etc. Mas, depois de um acampamento de férias, Lia que possui uma família “normal”, volta com o hábito um pouco “anormal”, o de vomitar após comer algo, e depois de uma promessa de ano-novo, as duas jovens passaram a tentar emagrecer, não importando como.

Ás vezes quando se começa, é muito difícil parar, e é isso que acontece. Lia e Cassie, tentam tudo para emagrecer, cada uma se dá melhor com um método, que aplicam de maneira feroz, mutilando o corpo, a alma e a amizade.

A morte de Cassie, em um motel, sozinha, acaba por deixar Lia mais obcecada com relação à sua magreza, e ao saber que a ex-amiga ligou para ela antes de morrer a deixa fora de controle.

Esse livro sem dúvida foi um dos que mais mexeu comigo esse ano. O livro, narrado em 1ª pessoa nos dá a dimensão exata do desespero que uma pessoa com bulimia ou anorexia sente.

O fato de Lia contar calorias toda vez que come é angustiante, e o fato de se mutilar é mais apavorante ainda. A história é emocionante, e por incontáveis vezes meus olhos encheram de lágrimas.

Laurie soube muito bem como nos contar uma história e acima de tudo alertar sobre o sofrimento que um distúrbio alimentar pode trazer. A autora fez um excelente trabalho de pesquisa, e caracterizou intensamente as personagens. Torcemos o tempo todo por Lia, e acima de tudo para que sua sanidade mental se reestabeleça.

O que mais choca, é pensar que os blogs, e os chats que exaltam às diversas maneiras de provocar o vômito, burlar a balança e contar calorias realmente estejam por aí, fazendo a cabeça de várias meninas.

Recomendo muito, ótima leitura, embora chocante!
                      

Para saber mais, clic na imagem.


Para concorrer ao kit de Garotas de Vidro, é muito simples:
  • Siga o blog publicamente
  • Siga @Novo_Conceito no Twitter ou a Fan page da editora no Facebook
  • Deixe um comentário com seu nome de seguidor, nome no Twitter ou Facebook e email
Participe e boa sorte!

Resultado do Sorteio

1- Thaila Oliveira

2- Danielle C.G.A. Souza

3- Sopa de Histórias (Rafaella Besp)

4- Cris Aragão

5- Carolina Ordona

6- Samira Chasez

7- Letícia Tavares

8- Leina Ávila

9- Constantino Tarouco


Parabéns Samira!!

Entrarei em contato pelo e-mail que você colocou, me aguarde!

Beijos!

Fica, vai ter bolo!

11 comentários

  1. Acho importante livros que falem da importancia de darmos cuidado a busca pela magreza e como vc mesma disse a gente que exalta esse comportamento arriscando a saúde e creio que toda a adolescente e tambem mulher que pensa na magreza como a unica e inalcansavel beleza deveria ler esse livro pra se chocar um pouco e ver um outro lado do que acontece quando se busca o peso sonhado sem um acompanhamento medico, uma vida regrada.
    @thailadesouza sigo a @Fabianinhac e @novo_conceito
    thaila oliveira (seguidora)
    Email: thailikasouza_candy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi,
    As resenhas sempre aponta que o texto é por demais realista. No entanto eu ainda não tinha lido que a Lia só contava com a babá... deve ser péssimo viver assim.
    O que me intriga é que já que a Cassie morreu ao invés de parar ela continua querendo emagrecer. Acho que só lendo para entender.
    Graças a Deus não passo por nenhum desses distúrbios, mas deve ser horrível para a pessoa e os familiares tb, especialmente quando acaba por morrer.
    Eu sigo o seu twitter e o da NC (antes mesmo da promoção)
    Twitter: @dcgasouza
    Email: danicgasouza@gmail.com
    Seguidora: Danielle CGA Souza

    ResponderExcluir
  3. Esse livro deve realmente mexer com as pessoas, por que é um assunto cotidiano, não? Todos continuam julgando uma pessoa sem saber que isso realmente machuca ela. Eu estou totalmente ansiosa para ler esse livro :DD
    twitter: @SHistorias
    email: rafaella.esp@hotmail.com
    Seguidor: Sopa de Histórias
    facebook: Rafaella Besp
    Beijos :DD

    ResponderExcluir
  4. O tema desse livro é super importante por se tratar de uma questão muito atual e que afeta mais pessoas do que imaginamos. É importante que tenha sido tratado com tanto realismo porque se trata de um problema difícil e é importante que se faça um alerta para ele e o livro serve de ponto de partida para a discussão da bulimia e da anorexia entre os jovens, o que é muito oportuno.
    Cris Aragão
    @mcrisaragao
    mcrisaragao@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. O livro tem um tema bem diferente do que estamos habituados a ver, e isso é um dos motivos pelos quais o livro me interessou. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas espero fazê-lo em breve. E é bem mesmo o que você disse, o fato de ser narrado em primeira pessoa nos dá a dimensão do que se passa na cabeça de uma pessoa com a doença.
    Twitter: @carol_ordonha
    Sigo tanto o twitter quanto a fan page

    ResponderExcluir
  6. Já faz algum tempo que estou com uma vontade doida de ler esse livro, acho o enredo dele muito interessante e me agradou demais... Após ler a sua maravilhosa resenha quis mais que nunca em ler esse livro.. Agora só falta o livro porque vontade de ler ele eu já tenho...
    Twitter: @samirachasez
    E-mail: samirachasez@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Achei esse livro estupendo e eu preciso ler esse livro na verdade eu tenho que ler é uma questão de extrema necessidade.. Antes da tua resenha eu queria ler esse livro depois dela só aumentou a urgencia... Gostei muito da tua resenha... E eu também quero ganhar ele de seu blog
    Twitter: @viciadaemlivro
    E-mail: leticiasilveiratavares@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Uma amiga numa conversa me faloudesse livro e desde aquele momento até agora a história do livro não saí da minha cabeça e o único jeito de tirar é lendo esse livro, pois, passei a amar ele.. A sua resenha é muito boa que pena que não tenho esse dom das palavras.. quero participar da promoção desse livro..
    Facebook:http://www.facebook.com/leinaavilavieira.fernandes
    E-mail: leina.avila@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei desse livro porque é um pouco próxima da nossa realidade... E a sua sinopse me agradou muito e sem contar que a sua resenha me aguçou a curiosidade sobre trechos do livro então espero ganhar para poder ler..
    Seguidor: Constantino Tarouco
    E-mail: constantinotarouco@gmail.com
    Facebook: http://www.facebook.com/constantino.tarouco.9

    ResponderExcluir
  10. Meninas e menino, amei saber que gostaram de minha resenha, olha que foi difícil, já que o livro é muito intenso!
    Muito obrigada pela partcipação, e fiquem ligadinhos que teremos mais sorteios aqui no blog!!
    Beijos e muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro tem um bom tema, atual, muitas meninas passam por esse sofrimento.
    Quando li esse livro refleti muito sobre o assunto.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!