Vinte Garotos no Verão - Sarah Ockler

terça-feira, junho 03, 2014

Twenty Boys Summer
Título: Vinte Garotos no Verão
Título Original: Twenty Boys Summer
Autora: Sarah Ockler
Tradução: Paulo Polzonoff Jr.
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014



Esse livro conta a história de Anna, sua amiga Frankie e brevemente seu irmão Matt, e como um verão mudou suas vidas para sempre.

Desde muito jovem Anna sonha com Matt e que um dia seu amor por ele seja correspondido. Ela é a vizinha amiga de Frankie, irmã de Matt e por consequência sua amiga também, e ela acredita que será apenas isso, já que foram inseparáveis por anos e a amizade nunca evoluiu para algo mais.

Mas, tudo parece mudar no aniversário de quinze anos de Anna, ela está cada vez mais apaixonada e depois de uma festa entre vizinhos, presentes, parabéns e uma guerra de bolo, eis que um beijo é roubado e promessas sussurradas são feitas.

Todo ano no verão a família de Frankie e Matt viaja para a Califórnia e passam três semanas na praia, ante a iminente viagem e em seguida a ida de Matt para a universidade, faz com que os dois apaixonados se encontrem em todos os momentos que lhes são possíveis.

Uma coisa ainda deixa Anna inquieta, é o fato de sua melhor amiga não saber de seu namoro com seu irmão. Matt promete que contará a Frankie e faz Anna prometer que não dirá nada, que ele fará isso! Mas, antes que isso aconteça um trágico acontecimento coloca fim no que seria uma linda história de amor, Matt morre em um acidente de carro.

Exatamente um ano depois Anna recebe um convite para ir à Califórnia com a família de Frankie. Durante o ano que se passou muita coisa mudou, Frankie está completamente diferente da menina que era, e Anna enfrenta sozinha o fantasma de ter visto sua felicidade ir embora de forma tão dolorosa. E ela vê essa viagem como uma forma de estar com de Frankie e de estar em um dos lugares que Matt tanto amava.

Para as férias na praia a mudada Frankie lança um desafio, em sua cabeça Anna nunca namorou ou teve um ficante sério, então ela propõe que nos vinte dias que ficarem na praia, elas conhecerão (beijarão, e quem sabe?) vinte garotos. Anna a princípio acha a proposta um tanto demais para o seu gosto, mas vendo a felicidade da amiga concorda sem muitos questionamentos.

Já tinha lido sobre esse livro lá nos idos de 2011, gostei da premissa que o livro trazia, mas depois ele foi esquecido por completo. Só voltei a ter notícias quando a Novo Conceito divulgou que lançaria o livro no Brasil, e então esperei pacientemente. E não me arrependo.

Antes de ler o livro vi algumas pessoas no Twitter dizer que o livro era superficial, as personagens eram bobas e vulgares. Mas, isso foi o contrário do que o livro me passou, nota-se claramente a dor das personagens, a forma como elas lidam com isso é que de certa forma pode ser vulgar ou fútil.

Cada personagem lidou com a morte de seu ente amado de forma diferente. Anna se fechou afinal ninguém sabia que ela e Matt estavam namorando, e ela manteve via a promessa que fez de não contar nada a Frankie. Frankie por sua vez, quis mostrar-se alegre, festiva, e por vezes nos parece inconsequente demais. “Tia” Jayne, a mãe de Frankie tenta de todas as formas acreditar que tudo está bem, normal, mesmo que sua vida esteja à beira de um colapso. Esse livro me fez chorar, fiquei tão triste pela dor que os personagens me passaram que isso aconteceu diversas vezes, me imaginei na pele das pessoas envolvidas.

Esse livro que nos faz pensar, e nos mostra que o amor e a amizade nos ajuda a superar muitas coisas e que o passado tem sua importância, mas que algumas vezes deve ser deixado lá para que não interfira no nosso presente e futuro, e que nem por isso será esquecido.

"As pessoas não querem que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que acorda todos os dias se perguntando porque você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem"

Fica, vai ter bolo!

6 comentários

  1. Oi Fabi,
    Eu não dava nada por este livro quando vi a capa e li a sinopse, mas decidi me aventurar e gostei bastante.
    Anna bancando a forte acabou suportando demais, Frankie por muitas vezes me irritou e Matt me soou um tanto quanto egoísta com a questão do segredo, mas tudo bem. No final o resultado foi agradável. =)

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Dani, foi muito agradével, eu gostei muito. Que bom que vc gostou :)

      Excluir
  2. estou doida para ler esse livro! além de uma capa linda acredito que o enredo seja muito proveitoso.
    sua resenha é a prova de que há leituras e leituras diferentes de um mesmo material

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaila, esse livro vale muito a pena! Achei muito bonito!

      Excluir
  3. Também fiquei me imaginando na pele dos personagens e na minha opinião a autora passou bem o sofrimento de cada um e a forma com que cada um lidou com a perda.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também senti isso Rose, a autora foi ótima nesse sentido, eu adorei realmente esse livro!

      Excluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!