P.S. Eu Te Amo - Cecelia Ahern

quarta-feira, setembro 12, 2012




                                   Título: P.S. Eu Te Amo
                              Título Original: P.S. I Love You
                              Autora: Cecelia Ahern
                              Tradução: Carolina Caires Coelho
                              Editora: Novo Conceito
                              Ano: 2012

Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada.
 Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.


Gerry amava Holly, e Holly amava Gerry. Eles se conheceram na infância, se tornaram amigos, namorados, amantes, marido e mulher. Apaixonaram-se, brigaram, choraram, e se amaram incondicionalmente. Holly e Gerry tinham a vida toda pela frente, eram jovens ainda, nem aos trinta haviam chegado e já estavam juntos pela vida toda, eles jamais iam se separar...

Ninguém podia imaginar o que uma dor de cabeça traria, ou quem levaria. No dia 2 de fevereiro, depois de inúmeros tratamentos, cirurgias, Gerry morreu segurando a mão de Holly.

Sozinha na casa em que havia sido feliz com seu marido, Holly desabou, entrou em depressão profunda. Não havia nada e nem ninguém que a tirasse do mar de desespero em que ela se encontrava. Apenas Gerry seria capaz disso, e justamente o amor imensurável que Gerry sentia por Holly que fez com que ela, se não se erguesse, que pelo menos tentasse.

É aí que a LISTA entra na história, e começou com uma brincadeira entre Gerry e Holly que logo foi compartilhada entre o casal de amigos Sharon e John. A brincadeira consistia em deixar no testamento uma lista para que o viúvo em questão pudesse seguir a diante e assim se permitir uma vida tranquila. Holly jamais esperou tal coisa e qual não foi a surpresa quando sua mãe lhe dá um pacote contendo dez envelopes, um para cada mês a partir do mês seguinte a morte de Gerry.

Esses envelopes continham instruções para que Holly seguisse que talvez pudesse trazer um pouco de consolo, seja comprar um abajur, cantar ou comprar uma roupa, Gerry fez tudo o que podia para que sua Disco Diva não se sentisse sozinha.

A história é muito comovente e por diversas vezes me senti no lugar de Holly e chorei, e muito. Talvez não tivesse negligenciado a casa e nem a mim porque eu tenho filhos e ela não, e eu com certeza teria que estar junto deles nessa hora tão difícil. Mas no meu íntimo era estaria tão despedaçada quanto ela. 

 "Ela se torturou pelas vezes em que agira de modo egoísta, saindo com os amigos nas noites de discussões em vez de ficar em casa. Repreendia-se por ter se afastado de Gerry quando devia ter ficado por perto, pelas vezes em que passou o dia de cara virada em vez de perdoá-lo, pelas noites em que dormiu em vez de fazer amor com ele."   


"Ela nunca mais passaria os dedos por seus cabelos macios... nunca mais reclamaria para ele quando chegasse em casa depois de um dia duro no trabalho, nunca mais dormiria na mesma cama que ele... nunca mais riria com ele até a barriga doer... Só restaram um monte de lembranças e a imagem da rosto dele que se tornava mais vaga a cada dia."


O livro todo é tocante e envolvente, cheio de personagens tão diferentes entre si, e tão reais. A família de Holly realmente existe por aí, com todos aqueles irmãos, sem papas na língua, amáveis, desajeitados, sem noção alguma. E suas fiéis amigas Sharon e Denise, preocupadas, carinhosas, mas, que realmente querem que Holly se reerga sida a diante.

Em P.S: Eu Te Amo, não há apenas a história envolvendo a LISTA, mas também nos conta como os parentes e amigos conseguiram, não digo superar, mas enfrentar a morte de Gerry e como eles estão juntos de Holly para que ela possa conseguir novamente ser feliz. É uma história sobre amizade, superação, confiança e sobre tudo uma história de amor e como ele pode unir as pessoas.

Uma palavra para definir P.S. Eu Te Amo. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Assim mesmo, em letras maiúsculas e espaçadas. Eu já havia assistido ao filme e gostado muito, mas, devo confessar que só me lembrava do grosso da história, e é claro do Gerard Butler lindo, gostoso, pecaminoso e seu sorriso lindo.

Recomendo muitíssimo, um livro inesquecível!

Fica, vai ter bolo!

5 comentários

  1. Oi..

    Eu me apaixonei pelo filme.. Sempre quando assisto o filme não consigo parar de chorar em alguns trechos.. Queria um Gerry na minha vida que seria capaz de me dar provas de amor assim como o Gerry.. Quem é solteira ao ver esse filme nos faz ansiar pelo o impossível, me desculpem que pensa o contrário, pois, um cara assim não existe na vida real.. E estou louca para ler esse livro porque um livro tem maiores detalhes de uma história do que um filme.. Adorei a sua resenha e quando vi a sua postagem um sorriso surgiu no meu rosto por pensar que poderia ser uma resenha premiada, pois, quero muito esse livro, mas fica para uma próxima.

    Bjinhos!!! =/


    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu não gostei do filme? Na verdade sequer consegui chegar até a metade dele... culpa do Jeffrey, ou melhor da minha antipatia por ele.
    Mas agora me sinto disposta a ler... sem risco de ver a cara feia dele. XD
    Essa lista acabou sendo um bom paliativo... deve ser terrível... especialmente por não terem filhos... mas com a família apoiando as coisas ficam melhores devagar, mas acabam aceitáveis.

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro antes de ver o filme para poder comparar as versões. Só que terei que fazer isso sozinha pois sou chorona e como todas as pessoas que viram o filme me falaram que choraram já imagino que vou acabar desidratada no final.

    Um leve bater de asas para todos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou pensando se irei ler este livro, pois se com o filme eu já chorei, imagine com o livro, aff...rs.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  5. cada vez que vejo ou leio algo sobre esse livro, seja citação, foto ou ate mesmo a capa ja me da vontade de chorar, e quando eu ler esse livro, pois estou doida por ele tenho ceretza que irei chorar muito, pois a historia é muito emocionante :)

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!