A Esperança - Suzanne Collins

sábado, setembro 08, 2012

Este post contém SPOILERS.



                                   Título: A Esperança
                              Título Original: Mockingjay
                              Autora: Suzanne Collins
                              Editora: Rocco Jovens Leitores
                              Ano: 2011

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. 
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. 
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? 
Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.


Comecei a ter a dimensão exata do vazio que sentiria ao terminar a trilogia Jogos Vorazes no começo do 2º livro, quando Katniss e Peeta voltam vitoriosos para casa. Sabe aquela sensação de tristeza e vazio? Foi como se eu tivesse os mesmos sentimentos que Katniss. Aquela sensação de que algo está faltando, que tudo está se distanciando, que os horrores vividos estão acima de qualquer coisa.


Depois do resgate espetacular durante o Massacre Quartenário, com exceção de Peeta que foi capturado, Katniss e outros tributos sobreviventes são levados para o Distrito 13, já que o 12 foi destruído. A desconfiança que esse distrito de certa forma continuava ainda operante foi confirmada. Ali os revoltosos se escondiam sob a terra, em um regime de total rigor, desenvolvendo armas, treinando táticas de guerrilhas, armando planos para destruir a capital e o Presidente Snow.

Katniss precisa assumir o papel principal nessa revolução, o Tordo. Ela precisa ser a esperança que os terrores impostos pela capital deixem de existir, mas acima de tudo ela quer Peeta sã e salvo, e para isso ela está disposta a sacrifícios.

Já havia lido algumas críticas pouco positivas com relação a esse livro, mas não deixei que isso de certa forma influenciasse na minha leitura. Gostei imensamente de A Esperança e tinha certeza que o livro terminaria como terminou.

Esse é um livro muito claustrofóbico, nos sentimos presos na angustia crescente de Katniss, o fato de se sentir manipulada, de um lado Snow, tendo Peeta aprisionado, e do outro a presidente Coin, do Distrito 13, fazendo ameaças veladas. Não sei se eu aguentaria a pressão, talvez me fingisse de louca e fugisse para a floresta.


“Necessito é do dente-de-leão na primavera. Do amarelo vivido que significa renascimento em vez de destruição. Da promessa de que a vida pode prosseguir, independente do quão insuportáveis foram as nossas perdas. Que ela pode voltar a ser boa.”


Notamos claramente logo no início que, qualquer coisa será feita em nome do poder, qualquer um será esmagado, sejam inocentes ou não. E por isso o final quase não me surpreendeu, eu digo quase porque já esperava algo parecido, mas não envolvendo a pessoa que envolveu e foi nessa hora que percebi que se Katniss não fizesse nada, tudo teria sido em vão.

Recomendo muito esse livro, excelente, não vejo a hora de poder vê-lo no cinema, mas, vai demorar um pouco.

Ah, dá para mudar de Team Gale para Team Peeta? Pois é, um me desiludiu e o outro me conquistou completamente :)

“Aqui é seguro, aqui é um abrigo
Aqui as margaridas lhe protegem de todo o perigo
Aqui seus sonhos são doces e amanhã serão lei
Aqui é o local que eu sempre lhe amarei”.

Beijos e até a próxima!

Fica, vai ter bolo!

9 comentários

  1. Você foi a primeira que diz ter gostado desse livro. Já li muitas pessoas falarem que se decepcionaram pois esperavam mais do livro. Confesso que não li nenhum livro dessa série pois não consegui assistir ao filme.

    Um leve bater de asas para todos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi..

    Eu ainda não li o primeiro livro da série, mas esse segundo parece muito bom.. Espero começar a ler a série logo logo...

    ResponderExcluir
  3. Fabiana,
    Fiquei meio desiludida de ler a trilogia Jogos Vorazes depois de alguns comentários que li sobre esse último. Assisti ao filme e achei muito bom, mas essa atmosfera densa, em dado momento, incomodou-me, e tô meio indiferente às distopias. Mas o que é bom merece ser conferido e sei que, mais dia ou menos dias, esse livro vai parar em minhas mãos. hahaha
    Ótima resenha =) Adorei a quote que você colocou, acho que exemplificou bem o sentimento da Katniss.
    Beijooo!

    ResponderExcluir
  4. Meus Deus, como eu quero lêr essa série, num li nem o primeiro e já tou vendo a resenha dos egundo *O*
    Estou muito atrasada mas tudo bem, adorei a resenha, apesar de não ter lido toda, é que eu quero descobrir a estória do segundo livro sabe..

    beijoss

    ResponderExcluir
  5. Não li nenhum livro dessa saga mais logo lerei graças a Fabi :)mas achei super interessante o fato de você se identificar tão profundamente com os sentimentos do personagem! Assim como krys vc foi a primeira que falou tão bem do livro!

    ResponderExcluir
  6. Oii Fabi!
    Não vou ler a resenha pois ainda não terminei de ler Jogos Vorazes, mas to louca pra terminar! Adoro esse gênero de leitura, por isso aproveitei a promo no sub e comprei o Box *o*
    Beeijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabi, eu não li nenhum dos livros desta série... pq acho que não encaixa bem no meu estilo de leitura... mas não nego que tenho um pouco de curiosidade...
    Muito bom que vc acabou curtindo o livro e não deixou que a oinião dos outros lhe desmotivassem. =)

    ResponderExcluir
  8. Nunca tive vontade de ler Jogos Vorazes, é um livro que certamente não irei gostar. Porém li boas resenhas dos livros da trilogia.
    Para quem gosta certamente é um prato cheio ♥
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Não li nada desta série ainda.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!