Depressão Literária :/

domingo, outubro 07, 2012


Sempre devorei quilos de papel em forma de livros. Sempre...

Meu primeiro livro foi A Limpeza de Teresa da autora Sylvia Orthof. Amava aquelas palavras e gravuras e sempre que podia me embrenhava na biblioteca da minha escola e ficava ali horas vagando por entre as prateleiras. Tive a sorte de ter professores que incentivavam a leitura em uma época que as pessoas não ligavam muito.

Lia tudo o que podia o mais rápido que conseguia. Li os clássicos brasileiros, alguns americanos, ingleses e franceses. Quando me mudei para o Mato Grosso, conheci os livros de banca, que aliás, ficavam na biblioteca da cidade. Me apaixone e li tudo o que eles tinham.

Todos que me conhecem sabem que amo ler, e faria qualquer coisa por um livro! Tenho muitos, não tantos quanto gostaria, mas é muito mais que muita gente tem por aí, e chega a causar espanto em algumas pessoas que aparecem aqui em casa.





De alguns meses para cá, não... Muitos meses. Simplesmente não consigo ler, bom, leio, mas não como antigamente. Levo até quatro dias para ler um livro que antes lia em apenas dois. Tenho vários livros que comecei a ler e não terminei, são muitos marcadores de páginas adormecidos na estante, todos quentinhos nas folhas dos livros.

Sei que tudo começou no início do ano, quando me senti esgotada, eu estava sem estagiária em minha sala de aula e acabei estressada e a beira da exaustão. Havia também meu pai que estava doente e eu comecei a acreditar que não poderia me divertir (ler era uma diversão para mim!) com ele naquela situação. Por fim, eu estava tão cansada que queria apenas dormir.

Mudei de escola, comprei mais livros e ganhei muitos também, mas, ainda não consigo ler, já não é tão divertido. Já pensei em parar com o blog, já pensei em cancelar as parcerias e doar tudo para uma biblioteca, aí fico imaginando as pessoas que passam por aqui para ler e deixar seus comentários, penso na Thaila que me ajuda com os livrinhos que adoramos e em todo o trabalho que já fiz. Lembro que quando não tinha computador eu escrevia as resenhas em um caderno e ia até a lan house digitar e postar no blog. Fiz tantos sacrifícios e agora o blog tem leitores assíduos, pessoas maravilhosas que concordando ou não, deixam suas impressões.

Fazia um tempinho que eu queria colocar esses sentimentos aqui, essa tristeza. Gostaria muito que isso passasse e eu voltasse a ser aquela leitora apaixonada novamente.

Desculpem-me por esse desabafo.

Beijos e até a próxima.

Fica, vai ter bolo!

19 comentários

  1. Gostei do seu texto, acho que todos os leitores tem essa depressão, diria que estou nessa situação agora, simplesmente demoro muito tempo para ler um livro fino e desisto de outros, coisa que eu nunca fazia, não estou conseguindo manter o ritmo de antes, até do meu blog eu tenho sumido um pouco :/ Enfim, gostei do seu texto.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Fabi é normal sentir-se assim! A vida da gente muda conforme ganhamos mais responsabilidades no dia a dia, assumimos outras funções e as vezes nos sentimos esgotadas, todas as blogueiras passam por isso. Fica assim não! Você lutou muito pra chegar ate aqui! E agora que chegou a um ponto tão legal no mundo dos blog's não pode desistir! O bom foi você desabafar, quando a gente se expressa parece que tira um peso dos ombros!

    ResponderExcluir
  3. Não desanima, a gente passa por diversas fases na vida, umas fazem vc não largar um livro até terminar, outras te deixam de saco cheio não vendo a hora de acabar logo a história, e por fim acaba abandonando pq não aguenta mais.

    Sou nova por aqui, não sei se tenho direito a dar palpite, mas não desista!

    ResponderExcluir
  4. Acho que na vida tem tempo para tudo. Não se sinta mal por não conseguir ler tantos livros como antes. A leitura deve ser uma fonte de satisfação, não de tristeza.
    Quando começamos a nos cobrar muito e a tornar nossos prazeres, obrigações, as coisas tendem a desandar.
    Tire um tempo para você, faça outras coisas e não se culpe por isto.
    Nós, leitores do blog, passamos por situações semelhantes (seja com livros ou com outras coisas que amamos) e entendemos você.
    Fique tranquila. Com o tempo você vai encontrar seu caminho de volta. Pode ser que o estilo de leitura mude, ou a forma/quantidade de livros, mas a literatura sempre se renova e encontra espaço para a gente!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Amiga, quero que tu tenha muita força e não desiste,pois,eu não sei o que seria da minha vida sem o seu Blog.. Quando algo é bem feito altera as nossas vidas e posso dizer que você alterou a minha porque não fico feliz enquanto não entrar no seu Blog e ler alguma coisa.. O teu Blog é maravilhoso e para chegar aqui como você mesmo disse você batalhou por ele então não desiste dele.. Podes tentar programar um descanso para você e pedir para alguém cuidar do seu blog na sua ausência porque assim saberemos que você vai voltar... Não podemos desistir dos nossos e seu Blog é o seu sonho realizado..

    Força Amiga, e por favor não desiste!!
    é um apelo meu...

    Bjinhos!!!

    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  6. Poxa Fabiana, acho que todos os leitores já tiveram um momento assim. Mas não dizem que o tempo cura tudo? Certeza que seu tempo vai chegar e tudo vai passar.
    Muita força pra vc viiu, estou torcendo para tudo melhorar.

    Beijoquinhas,

    @Thatha_Ruiva

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fabiana!
    Volta e meia passo por isso e sabe o que é bom? dar um tempo. Forçar leitura é uma das coisas que eu acho que ninguém deve fazer. Tira esse restinho de ano pra dar um tempo, deixa o blog quietinho, sossega os livros na estante... Tenho certeza que vai te fazer bem!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  8. É complicado, também estava numa fase assim... Acho que o problema é pensar na leitura como 'obrigação'. Eu ficava o tempo inteiro: "Eu TENHO que ler esse livro, eu TENHO que ler esse outro etc. etc." e acaba não me divertido, pensando nas leituras que eu TINHA que fazer.

    Tenta ler uns livros mais curtos, romances de banca sempre me deixam melhor quando tenho esses momentos. =)

    Enfim, desejo melhores para esse sua "depressão literária". Tenho certeza que logo aparece um livro da IAN ou de outra série viciante e te tira dessa fase =D

    teh mais

    ResponderExcluir
  9. Queridos!
    Essas mensagens de carinho animam muito meu coração<3 É tão bom saber que pessoas tão queridas gostam do meu blog, só aqui comentaram minha 1ª seguidora (Miss Carbono), a querida Thaila (colunista sucesso), Samira (comentarista assídua) e tantos outros que sempre estão por aqui!
    Muito obrigada pelo carinho, seguirei muitos conselhos que li aqui.
    Muitos beijos a todos vcs!!

    ResponderExcluir
  10. Fabi não se preocupa, dá um tempo... a partida de seu pai está muito recente ainda...ne mesmo que já venha de antes com isso ficou mais forte... eu sei como se sente, é ruim achar que não se deve ter diversão por um motivo ou outro, mas se você não tentar aos poucos após dar um tempo, você vai acabar fiando mais tristonha, ler já faz parte de seus hábitos. Quando fico muito tempo sem ler acabo sentindo que falta parte de mim.
    Então faz isso, tira um tempo para vc se divertir longe dos livros, com sua família, não deixe que as resenhas se tornem obrigação, primeiro vem vc e seu bem estar. Leve o tempo que precisar, estaremos aqui quando decidir e se sentir bem para retornar.
    Cuida-te.

    ResponderExcluir
  11. Fabi, acho que todos já passamos por épocas ruins. O importante é pensar nas coisas boas, como você mesmo disse. Temos que superar, e espantar essa fase ruim pra longe!
    Adoro o blog, e espero que as coisas melhorem para você, de verdade!

    Beijos, Gabi
    Blog Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  12. Hey... que desanimo é esse?

    Nossa vida é feita de fases e todas elas tem um motivo para ocorrer... mesmo a leitura sendo sua paixão as vezes é necessario um tempo só pra você entende???

    Nao desista... seu blog é show... vc le um livro em 4 dias, mas você lê... nao importa o quanto demore...

    Seja forte e lute =)

    ResponderExcluir
  13. Poxa, Fabiana! :/

    Não deleta o blog nao!

    Todo leitor já passou por esse tipo de depressão alguma vez na vida, quaisquer que sejam os motivos.

    Passei por uma situação dificil há alguns anos atrás e também não conseguia ler, passei algum tempo assistindo séries e filmes e depois reli os livros que eu mais gostava. Com isso, consegui voltar a ler com gosto.

    Não exija demais de si e tenha fé que tudo dá certo no fim.

    Luz.

    ResponderExcluir
  14. Eu sei como você está se sentindo com relação a partida do seu pai. O meu foi a dois anos num domingo que deveríamos comemorar o Dia das Mães.A saudade vai estar sempre na sua mente mas ele permanecerá vivo no seu coração.Tenha a certeza que agora ele está sendo cuidado num lugar onde poderá se recuperar totalmente. E sempre que você precisar ele te ajudará de alguma forma. A depressão é normal mas você tem que colocar como meta que essa fase vai passar e você vai sair mais forte no final.Faça isso por ele também pois com certeza é a atitude que ele espera de você e da sua família. Faça da leitura sua terapia. Se precisar mude o gênero da leitura, um romance espírita ou um livro espiritualista. Quando estou necessitando de uma resposta sempre encontro num livro assim. E se precisar de alguém para conversar pode falar comigo se quiser, sou uma ótima ouvinte.

    @KhrysAnjos3

    Muita Paz e muita Luz para você!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Acho que todos temos fases, altos e baixos. E com a leitura certamente acontece isso.
    Quando eu estou triste geralmente faço o contrário, mergulho na leitura e esqueço o resto.
    Não se cobre ler. A leitura sempre foi algo prazeroso na sua vida e deve continuar sendo. Se você não tem vontade agora se respeite.Só não faça nada definitivo em um momento de crise.
    Com o tempo você "descansa" e sentirá vontade de ler novamente. Os livros continuarão os mesmos. O Blog no mesmo lugar. E você estará bem de novo.
    Procure cuidar de você mesma e sabia que tem muita gente que gosta do blog e que torce para que você fique bem logo.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Amiga não fica assim, tenho certeza que é só uma fase e vai passar.
    Também não ando com muito animo para leitura, desde que o meu pai sofreu um acidente de moto. Porém ainda são os livros que me dão alegria.
    Pensa nas amizades que você conquistou, e eu sou uma delas nunca esqueça disso <3
    Força viu!
    Um Abraço bem forte!

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  17. É difícil manter um blog mesmo não é? E as vezes a gente desanima, a vida não ajuda muito, pressão, trabalho, escola...Essas coisas que só atrapalham as vezes é um droga! Mas vai tentando, vai devagar e não desiste, o blog é muito bom!

    ResponderExcluir
  18. Aposto que é só uma fase ..
    Logo logo você voltara a ler com entusiasmo !!!
    A alguns meses atras me encontrava nessa mesma situação, fiquei sem nenhuma vontade de ler, mas foi só uma fase , e meu gosto pela leitura voltou com força total !!!

    ResponderExcluir
  19. Fabi, creio que isso seja normal.
    Todo mundo passa por momentos de stress e reflete em alguma coisa.
    Ando em uma vibe assim ultimamente também :'(
    São todos incômodos com meu antigo blog que acabou afetando outras coisas e a leitura foi uma delas.

    Seja forte e mantenha-se firme *o* Logo toda essa coisa bad passa ♥

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!