Glimmerglass - Jenna Black

sexta-feira, janeiro 25, 2013

Título: Glimmerglass - O encontro entre dois mundos
Título Original:; Glimmerglass
Tradução: Cristina Calderinin Tognelli
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2011

Dana Hathaway não é uma garota comum, ela é forte, determinada, corajosa, afinal tendo como mãe uma alcoólatra de tendo desde cedo ser a mãe de sua mãe, cuidando, limpando, não deixando sua mãe fazer mais besteira que o normal. Realmente uma pessoa que possui uma mãe que Dana tem não deve ser considerada normal...

Ah, esqueci de dizer uma coisa! Danna é uma Faeriewalker, uma pessoa que é capaz de transitar entre o mundo humano e o mundo mágico, e para que isso aconteça a pessoa em questão (no caso, a Danna) deve no mínimo possuir um os pais humano e o outro feérico. Isso é um pré-requisito e nem é garantido que desse enlace sairá esse ser especial. E Danna teve a sorte, ou azar de ter nascido com esse dom especial.

Desde muito pequena Danna sabe que seu pai é um ser mágico poderoso, e isso ela descobriu fazendo perguntas a sua mãe quando esta estava bêbada, e que por causa desse parentesco ela e sua mãe vivem de cidade em cidade fugindo desse homem que ela nem ao menos conheceu, e talvez fosse por isso que sua mãe beba tanto, que na verdade ela estivesse fugindo da realidade.

Mas, na verdade Danna está cansada dessas andanças e das bebedeiras e quer desesperadamente ter um lugar que possa chamar de lar, que se sinta segura e amada. Ela consegue entrar em contato com o pai em Avalon, única cidade existente que o mundo dos homens e das fadas se cruzam, e parte para encontrar seu pai e um possível lar.

Assim que chega a Avalon, Danna se vê no meio de uma disputa política acirradíssima entre as cortes Seelie e Unseelie, disputa essa que vem desde o século XV, quando ocorreu na Inglaterra a Guerra das Rosas. Danna se sente perdida e não sabe em quem confiar todos ali querem tirar proveito de seu recém-descoberto dom, até mesmo seu pai e seus novos possíveis amigos, ela chega até mesmo a se arrepender de ter fugido da mãe.

Bom, gostei realmente deste livro, embora tenha lido resenhas pouco positiva sobre ele, mas não deixei que isso me influenciasse. Danna está cansada e podemos imaginar o sofrimento que sua mãe faz com que ela sinta, e embora eu a tenha achado uma pessoa forte, pude observar uma teimosia muito grande em Danna e que me deixou muito irritada com ela. Mas até que é compreensível, já que desde sempre seu único objetivo era manter a mãe e a si mesmo em condições de viver.

A narração é em primeira pessoa e por isso sempre estamos lidando com as convicções presente nessa personalidade tão forte que é a de Danna. E assim também sentimos sua angustias e sentimentos em relação ao pai, que demonstra uma atitude um tanto fria para com a filha.

A caracterização dos personagens é ótima, amei a Kimber e seu irmão (me soou meio falsinho), adorei o Finn (guarda costas da Danna) e seu filho #badboytudodebom. Mas senti falta de humanos nesse primeiro livro, afinal é ali que os dois mundos se encontram, mas parece que só existem feéricos na cidade. Mesmo assim o livro rendeu boas horas de entretenimento e se você gosta de fadas e outros seres mágicos vale a pena ler Glimmerglass. 

Ah, vocês sabem o que é Glimmerglass? Não? Leiam o livro que lá explica direitinho, rsrsrs.

Beijos e até mais.

Fica, vai ter bolo!

8 comentários

  1. sempre achei linda essas capas da serie, mas infelizmente nunca li. Ao que parece é uma boa história com um mundo mágico a oferecer

    ResponderExcluir
  2. Oiii Fabi!
    Só essa capa já me faria ler o livro! ^^
    Faz um bom tempo que quero ler essa série, gosto desse gênero de leitura. Transitar pelo mundo mágico deve ser bem legal! *0*
    Espero lê-lo em breve!
    Beijos


    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  3. Já li este livro e estou doida para ler o segundo! A Danna me deu raiva em certas partes do livro, mas eu amei. Glimmerglass foi uma das melhores leituras de 2012.

    ResponderExcluir
  4. Não é bem o que gosto de ler. Mas achei bem interessante o conflito familiar importante: alcoolismo. E dessa vez é a mãe, o que torna tudo muito mais caótico. O pai ausente e um tanto distante tb é bom material para ser discutido no livro.
    Tantos jovens passam por isso e vão se identificar com muitas situações. Gostei.

    ResponderExcluir
  5. Não é exatamente meu estilo de leitura, mas confesso que fiquei MUITO intrigada. Acho muito legal quando se mistura "realidade" com magia e esta transição da personagem entre os mundos me deixou fascinada.
    Vou colocar na minha enorme lista de desejados e com sorte, um dia terei a oportunidade de ler a obra.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Não li o livro,e agora quero saber pq Glimmerglass! hahahaha

    Ainda não tinha lido uma resenha tão positiva sobre este livro, fiquei curiosa agora.

    ResponderExcluir
  7. Oi..

    Aí eu sempre quis ler esse livro!!! Mas, o preço dessa série não ajuda em nada a minha vontade de ler eles.. Mas, ainda vou ler essa série.

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada pela capa e quero muito ler esse livro!!!!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!
Qualquer pergunta será respondida nesta página. Fique à vontade para voltar ou clique na opção "Notifique-me" para saber minha resposta!
Beijos e até mais!